José Saramago
"Certamente não se espera que eu dê uma lista de livros, que seria o embrião de uma biblioteca. Uma vez que eu me esforçaria a indicar obras que até hoje se escreveram.
Excluindo o método de algumas pessoas, de entrar na livraria e comprar tantos metros de lombadas quanto os metros das estantes, outro há, muito mais inteligente. Consiste em começar por adquirir histórias da literatura dos diversos países e avançar por elas como a floresta Amazônica, a descoberto.
Mas melhor do que tudo, proponho um jogo em que o acaso intervem. Compre-se um livro, qualquer um, e faz-se dele o ponto de partida. Logo à primeira página encontraremos caminhos para outros livros. Se não de modo explícito pelo menos implícito. Um exemplo: se nele se falar de Deus, compraremos um que Dele se trata, e aí, inevitável, acharemos referências ao diabo. De palavra em palavra, de tema em tema, de sugestão em sugestão, em tempo teremos a biblioteca universal. Se não valeu a pena tanto esforço para chegar ao que já existe? Eu respondo: valeu. A biblioteca nós próprios a teríamos inventado, explorando os caminhos do acaso. Porque formar uma biblioteca é um ato de criação."
Digam também qual seria a vossa biblioteca ideal!
Tags:
Compartilhar
-
▶ Responder esta