Como Educador e como Pai, a criação de hábitos de leitura é um dos alvos das minhas preocupações. Nesse sentido, tenho pesquisado e procurado uma resposta adequada à questão: “Como hei-de fazer com que as minhas filhas e também os meus alunos criem hábitos de leitura? “
Pelo que sei, poderemos utilizar duas estratégias:
- Uma em que se deve insistir junto das crianças, fazendo com que elas leiam, mesmo que por vezes não tenham muita vontade. Nesse sentido estaremos a procurar que a criança “aprenda a ler, ou melhor, a criar hábitos de leitura”
- Outra, procurar estimular a leitura das crianças sobretudo com livros que aprecie, e deixar que ela própria “aprenda a gostar de ler”.
Por um lado, parece-me difícil uma criança gostar de ler como que “naturalmente”, até porque cada vez mais ou melhor cada vez menos, lhe é apresentado um livro para ler (e acredito que para isso, as novas tecnologias tem contribuído muito, pois são em tudo mais fáceis e mais rápidas).
Por outro, num mundo cada vez mais competitivo, em que a formação e a educação assumem importâncias cada vez mais fundamentais, a leitura torna-se automaticamente imprescindível, não permitindo que um Pai ou Professor preocupado com o futuro dos seus filhos e/ou alunos facilite neste aspecto.
Tendo em vista que não tenho obtido grandes esclarecimentos e sendo um assunto de tal importância quer para a educação das minhas filhas, quer para os meus alunos, queria ouvir a opinião de todos. Talvez desta forma, possa conhecer outras estratégias ou pelo menos, ouvir a opinião quer de outros colegas e pais, quer de alunos, que terão uma opinião extremamente válida sobre o assunto, até porque terão passado recentemente pela experiência.
Tags:
Compartilhar
-
▶ Responder esta